A Lenda de Odin

Segundo a lenda, as Runas são um dádiva do Deus Odin, o Deus maior dos deuses escandinavos, seu nome significa, “Vento “ ou “Espírito”, e foi através do seu sacrifício, que Odin trouxe as runas. Ele ficou pendurado por nove dias e nove noites na Yggdrasil – a árvore do mundo/conhecimento (figura pagã da qual originou-se nossa árvore de natal), de ponta cabeça, ferido pela própria (lâmina) espada, com fome, sede e dor, sem auxilio e sozinho. Antes de cair, avistou as Runas e conseguiu apanhá-las.

Não satisfeito, pediu permissão para beber água na “Fonte do Conhecimento” do gigante Mimir, não hesitando em entregar em pagamento um de seus olhos.

  

A FALA DO MAIS ALTO

 

Vi-me suspenso naquela árvore batida pelo vento

Ali pendurado por nove longas noites

Por minha própria lâmina ferido

Sangrando para Odin

Eu, numa oferenda a mim mesmo

Atado a árvore

que homem nenhum conhece

para onde vão suas raízes

Ninguém me deu de comer

Ninguém, me deu de beber

Perscrutei as mais terríveis profundezas

Até vislumbrar as runas

Com grito estentóreo as ergui

E então, tonto e desfalecido caí

Bem estar eu conquistei

E também sabedoria

Cresci, alegrando-me de meu crescimento

De uma palavra a outra palavra

Fui levado a uma palavra

De um fato a outro fato

 

A Edda poética cerca de 1200 d.C.

3 comentários sobre “A Lenda de Odin

    1. Ligia Raido

      Olá!
      Eu irei disponibilizar o que tenho para vocês aqui no blog, tenha um pouquinho de paciência pois ando na correria… 😉
      Abraços!

Deixe um comentário

