Sobre o Mito de Odin

São muitas as variações pra descrever o modo como Odin chegou ao conhecimento das Runas. Eis uma que recebi em uma conversa pelo msn com o amigo Robson, que leu em algum lugar o seguinte:

Sobre uma teoria que Odin poderia ter sido um hábil ladrão escandinavo que depois de pego pelos cidadãos teve como pena por seus roubos, ser colocado pendurado de cabeça para baixo em uma árvore, no meio da floresta… então ele deveria ficar ali até morrer… naturalmente uma verdadeira tortura. Mas depois de alguns dias, ainda vivo, ele teria conseguido sair da árvore e passa a utilizar os símbolos que ele teria visualizado, provavelmente em algum transe causado pela dor e fome… e que depois disso ele se abriga em uma montanha e fica lá durante alguns anos, escondido, porque não poderia voltar à cidade, estudando e experimentando as runas, para então, depois de passados estes anos, passar a ensinar esta prática a alguns homens que procuravam por ele em busca de conhecimento. No caso de acordo com esta teoria, que é baseado em fatores antropológicos os poemas rúnicos teriam aí algumas modificações…

Seja como for, mudando algum ou vários detalhes da “história” chega-se a Odin pendurado de cabeça para baixo na Árvore do Mundo. Em transe, sozinho de alguma forma recebeu os símbolos.

O importante é salientar o ato de sacrifício de um homem para receber este conhecimento. Seja um rito sagrado da tribo, uma provação, uma iniciação, ele se sujeitou e foi “aprovado”, visto que recebeu o conhecimento.  É isto que você que acompanha este blog deve ter em mente. Respeito, dedicação e amor à este estudo.

Outro texto interessante sobre o assunto você encontra no blog do amigo e fantástico runólogo Raphael Ansuz.

Anúncios

Um comentário sobre “Sobre o Mito de Odin

  1. Olá caríssima, fico muito grato de ver que estamos realmente trocando conhecimentos e que estes conhecimentos estão sendo passados à diante… Muita luz para seus dias…
    Paz e Luz
    Robson Madredeus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s