Thor

 
Thor

   

Thor (nórdico antigo: Þórr, inglês antigo: Þunor, alto alemão antigo: Donar) é o mais forte dentre deuses e homens, é um deus de cabelos vermelhos e barba, de grande estatura, representando a força da natureza (trovão) no paganismo germânico, disparando raios com o seu poderoso martelo Mjolnir. Ele é o filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord (Fjorgyn) a deusa de Midgard (a Terra). Durante o Ragnarök, Thor matará e será morto por Jörmungandr. Thor também é chamado de Ásaþórr, Ökuþórr, Hlórriði e Véurr.         

Ele era grande para um deus, extremamente forte (podendo comer uma vaca em uma “refeição”). Thor adorava disputas de poder e era o principal campeão dos deuses contra seus inimigos, os gigantes de gelo. Os fazendeiros, que apreciavam sua honestidade simplória e repugnância contra o mal, veneravam Thor em vez de Odin, que era mais atraente para os que eram dotados de um espírito de ataque, ou que valorizavam a sabedoria. A arma de Thor era um martelo de guerra mágico, chamado Mjolnir com uma enorme cabeça e um cabo curto e que nunca errava o alvo e sempre retornava às suas mãos. Ele usava luvas de ferro mágicas para segurar o cabo do martelo e o cinturão Megingjard que dobrava sua força. Sua esposa era Sif, a deusa da colheita, com quem teve uma filha Thrud (Força), e de sua união com a giganta Jarnsaxa, teve os filhos Magni (Força) e Modi (Coragem). Os antigos escritores (Saxo, Adam de Bremen, Aelfric, Snorri) identificaram Thor com o deus Greco-Romano Júpiter porque ambos são filhos da Mãe-Terra, comandante das chuvas, dos raios e trovões, são protetores do mundo e da comunidade cujo símbolo era o carvalho, representando o tronco da família. Os animais de ambos deuses era o carneiro, o bode e a águia. Thor era sempre apresentado com seu martelo e Júpiter com seu cetro. Thor matou a serpente Jormungand e Júpiter o dragão Tifão.O historiador Tácito identificou Thor com Hércules, por causa de seu aspecto, força, arma e função de protetor do mundo.         

Thor gostava da companhia de Loki, apesar do talento desse embusteiro para colocar ambos em confusões. As histórias de suas aventuras estão entre as mais ricas da mitologia nórdica. No panteão nórdico, Thor era o destruidor do mal e o segundo maior expoente dos deuses Aesir. A imagem de Thor aparece em muitas estelas rúnicas assim como seu nome ou seu martelo. Thor é um excelente guerreiro e já derrotou muitos gigantes, trolls, monstros, berserker e feras, segundo o Edda em Prosa. Thor percorria o mundo numa carruagem puxada por dois bodes chamados Tanngrísnir e Tanngnjóstr. Conta-se que quando Thor percorria o céu nessa carruagem as montanhas ruíam, e o barulho provocado pelas rodas do veículo originavam os trovões. Thor habita em Thrudheimr (ou Thrudvangr) no salão Bilskirnir onde ele recebia os pobres depois que haviam morrido. Esse salão possui 540 acomodações e é considerada a maior de todas as construções. O mensageiro de Thor era o veloz Thjalfi e sua criada era Röskva, irmã de Thjalfi. Quando Thor estava longe de seu lar ele matava seus bodes e os comia, e depois os ressuscitava com martelo mágico. Thor é o criador da constelação conhecida pelos vikings como Dedo de Aurvandill. Era Thor o deus que mais possuía templos na Escandinávia.         

No Ragnarok, a tarefa de Thor era matar a cruel Jormungand ou Serpente Midgard (uma serpente tão grande que envolve a Terra), cria de Loki, mas ele morreu na batalha.         

Os anglo-saxões deram o nome de Thor ao quinto dia da semana, Thursday, ou “Thor’s day” (quinta-feira, em inglês); o mesmo aconteceu entre os escandinavos que chamaram a quinta-feira de “Torsdag”.         

(Texto retirado da Wikipédia –  http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor)         

         

Anúncios

5 comentários sobre “Thor

  1. Robson Madredeus

    Eita bloguisinho bom o seu… Belas fotos também… Muito obrigado pela gratidão de ceder um pouco do seu conhecimento sobre runas, afinal conhecimento é luz e luz deve iluminar para dentro e para fora de nós, revelar os mistérios da alma e nos tornar mais visíveis diante dos astros e dos deuses, esta é a missão das Runas, esta é nossa missão como runemais, e você tem exercido muito bem sua missão!

    Bjos, Paz e Luz

    1. Ligia

      Olá Robson! Eu agradeço por prestigiar meu blog. Sempre procuro fazer o melhor e com todo carinho. É muito bom saber que estou agradando e como disse, cumprindo minha missão.
      A proposta é essa, compartilhar conhecimento e luz.
      Obrigada e seja sempre muito bem vindo! =)

  2. Robson Madredeus

    Só mais um detalhe que me chama muito atenção e já que você fez uma comparação entre deuses de outras culturas achei conveniente comentar isto, nos meus estudos sobre mitologia nórdica e mitogia africana sempre vi uma semelhança muito grande entre o orixá Xangô e Thor, um pouco do que sei sobre Xangô, é um deus da justiça, foi grande rei da África, dono de um dos maiores impérios, tinha um palácio com muitas acomodações, era estremamente justo e honesto, homem de muitas mulheres, filho (adotado) do orixá mais velho que era uma espécie de deus supremo da mitologia africana (vale lembrar que a mitologia africana é monoteista mas os orixás são espécies de elementais como anjos e tanto agem em nome de deus como são cultuados como deuses), Xangô carregava consigo um machado, muito semelhante ao martelo de Thor, era o senhor dos raios e trovões, seu dia da semana é a quinta feira, sua cor é o vermelho, ou vermelho e branco mesclados, se não me falha a memória tem outras semelhanças, mas depois faço uma pesquisa mais aprofundada. Só quis comentar pq achei muito interessante duas culturas tão distantes terem dois deuses tão semelhantes e não são os únicos, Odin e Oxalá tbm tem algumas semelhanças, Exu e loki parece que só muda de nome mesmo, Freya e Oxum também… O que chamamos mitologia parece estar mais inserido na alma humana do que a própria ciência… rsrsrs

    Bjos querida…

    1. Ligia

      Nossa Robson!!! Confesso que fiquei um pouco confusa. Sempre há alguma semelhança entre Deuses de diferentes mitologias. O mais comum é a associação aos deuses gregos, como eu citei no meu post. Agora acredito que cada Deus é único em suas características. Vale lembrar que eles estão inseridos na cultura local, portanto acho estranho dizer que são os mesmos. Sim, existem semelhanças, não podemos negar. Alguns comparariam Odin com Ogun, talvez pela cor azul. Bem quanto a Freya e Oxun, vejo deusas muito diferentes… Oxun é vaidosa, deusa do amor e do ouro. Não consigo ver esta vaidade em Freya. Já Loki e Exu eu, por hora, discordo. Bom, mas isso é assunto para muita conversa… rsrsrsrs
      Obrigada!
      Continue participando!!! =)

  3. Pingback: Os números de 2010 (valeu gente!!!) « Iniciação às Runas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s