Hella

Hella

 

Na mitologia nórdica, Hel, Hela ou Hell é filha de Loki e da gigante Angrboda, irmã mais nova de Fenrir e da serpente de Midgard. A serpente de Midgard foi banida por Odin para o mar que cerca a Terra, mas a fera cresceu tanto que podia se colocar à volta do mundo e tocar na própria cauda. Lobo Fenrir foi preso com uma corrente feita pelos espíritos da montanha, chamada Gleipnir. 

Hel foi banida por Odin para o mundo inferior que recebeu seu nome, Helheim, que fica nas profundezas de Niflheim. Helheim fica às margens do rio Nastronol, que equivale ao rio Aqueronte da mitologia grega. Lá, recebeu o poder de dominar nove mundos ou regiões, onde distribui aqueles que lhe são enviados, isto é, aqueles que morrem por velhice ou doença. Seu palácio chama-se Elvidner, sua mesa era a Fome, sua faca, a Inanição, o Atraso, seu criado, a Vagareza, sua criada, o Precipício, sua porta, a Preocupação sua cama, e os Sofrimentos formavam as paredes de seus aposentos. Hela podia ser facilmente reconhecida, uma metade de seu corpo era de uma linda mulher, e a outra parte de um corpo terrível em decomposição. 

A personalidade de Hel difere das dos deuses do mundo inferior das demais mitologias: Ela não é boa e nem má, simplesmente justa. 

O termo inglês Hell (Inferno em português) origina-se do nome desta deusa. 

Anúncios

2 comentários sobre “Hella

  1. Ligia

    Complementando o texto:

    Deusa da Morte e das Profundezas.

    Filha de Loki com uma gigante do gelo, Hel foi designada por Odin para reinar no mundo subterrâneo, que passou a ter o nome de Niflheim (País dos Mortos). Em seu salão, ela governou sobre todos que morreram de velhice ou enfermidade. Quando em seu reino, seu poder é tão grande quanto o de Odin. Segundo a lenda, nas noites de lua cheia, Hel cavalgava com alguns espíritos, visitando lares, premiando ou punindo os seus habitantes com a vida ou a morte.

    Fonte: http://www.esoterissima.com.br/runas/runas_deuses.html

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s