Mimir

               

Mimir

 

Mimir, Mimr, Mimi (o mais sábio) – Guardião da Fonte da Sabedoria e amigo de Odin.             

É um dos deuses gigantes antigos. Obteve todo o seu conhecimento ao beber do poço da Grande Sabedoria nas raízes de Yggdrasil.  É um dos deuses fundamentais na mitologia nórdica cuja cabeça foi amputada e mandada a Odín durante a guerra entre os Æsir e os Vanir. Ele era reconhecido por seu conhecimento e sabedoria e Odín viajou à terra dos gigantes Jotunheim, para adquirir a sabedoria e o conhecimento omnisciente de Mimir.                

O conhecimento foi obtido de beber do poço mágico de Mimir, mas como preço por beber dele Odín foi forçado a se sacar um de seus olhos. Depois do qual, voltou a Asgard com a cabeça Mimir para consultas oraculares de acordo a algumas histórias. Mimir foi também o conselheiro de Hœnir após que se convertesse no soberano dos Vanir.         

Após o armísticio entre os deuses Vanir e Æsir Mimir foi enviado para os Vanir como refém junto com o silencioso Hoenir. Apesar de sua famosa sabedoria Mimir jamais a compartilhava porém foi o silencio de Hoenir que enfureceu os Vanir que inexplicavelmente se vingaram cortando a cabeça de Mimir com ervas e encantamentos com runas, Odin embalsamou a cabeça e colocou-a dentro de uma fonte de yggdrasil por meio de invocações e símbolos runicos Odin conseguia fazer a cabeça falar e por meio dela buscava conselhos e orientação.    

           

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s