Skáldskaparmál 12-23 (Edda em Prosa)

Skáldskaparmál (Linguagem da Poesia) é a terceira parte da Edda em Prosa de Snorri Sturlusson e consiste de um diálogo entre o jötunn (gigante) Ægir e Bragi, o Deus poeta. Bragi ensina os significados dos kenningar (teorias) sobre várias coisas usadas na mitologia e na arte poética dos escaldos para Ægir.

Skáldskaparmál 12-23

12.Referências para Baldr.
Quais são as referências para Baldr? Por chamar-lo de filho de Óðinn e Frigg, marido de Nanna, pai de Forseti, possuidor do Hringhorni e Draupnir, adversário de Höðr, companheiro de Hel, Deus das lágrimas. Úlfr  Uggason, seguindo a estória de Baldr, tinha composto uma longa passagem no Húsdrápa, e exemplos antigos são recordados com referência a isso, de como Baldr é assim chamado.

13. Referências para Njörðr.
Quais são as referências para Njörðr? Por chamar-lo de Deus do Vanir ou Descendência do Vanir ou Vanr e pai de Freyr e Freyja, Deus da riqueza. Assim diz Þórðr Sjáreksson:
59.Guðrún se tornou a assassina de seus filhos;
a sábia noiva do Deus não pode amar o Vanr;
Kjalar treinava cavalos muito bem;
Hamðir é dito não ter poupado o jogo das espadas.

14. Referências para Freyr.
Quais são as referências para Freyr? Assim: por chamar-lo de filho de Njörðr, irmão de Freyja e também Deus Vanir e Descendência do Vanir e Vanr e Deus das estações e da riqueza. Assim canta Egill Skalla-Grímsson:
60.Freyr e Njörðr haviam dotado Grjótbjörn com o poder da abundancia.
Freyr é chamado de adversário de Beli, assim canta Eyvindr skáldaspillir:
61.Quando o inimigo do conde desejou viver na remota terra do inimigo de Beli.
Ele é o dono do Skíðblaðnir e do javali chamado Gullinbursti, assim como é contado aqui:
62.Os filhos de Ívaldi se adiantaram no início dos tempos para fabricarem Skíðblaðnir, o melhor de todos os navios para Freyr, o nobre filho de Njörðr.
Assim disse Úlfr Uggason:
63.Primeiro cavalga Freyr, o rei dos homens, sobre seu javali com cerdas de ouro, para a pira do filho de Óðinn.
Ele também é chamado de Slíðrugtanni.

15. Referências para Heimdallr.
Quais são as referências para Heimdallr? Assim:por chamar-lo filho de nove mães ou Guardião dos Deuses, como já foi escrito ou Deus Branco, inimigo de Loki, procurador do colar de Freyja. A espada é chamada de Cabeça de Heimdallr: por isso é dito que ele foi golpeado por uma cabeça de um homem.O conto disso é relatado no Heimdallargaldri, e desde então a cabeça é chamada de Medida de Heimdallr. A espada chama-se Medida do Homem. Heimdallr é possuidor do Gulltoppr. Ele também é freqüentador do Vágasker e Singasteinn, onde ele lutou com Loki pelo colar Brísingamen, ele é também chamado de Vindhlér.Úlfr Uggason compôs uma longa passagem no Húsdrápa sobre essa lenda e lá está escrito que eles estavam em forma de focas. Heimdallr é filho de Óðinn.

16. Referências para Týr.
Quais são as referências para Týr? Assim: por chamar-lo de Deus Maneta e criador do lobo, Deus das batalhas, filho de Óðinn.

17. Referências para Bragi.
Quais são as referências para Bragi? Assim: por chamar-lo de marido de Iðunn, primeiro fazedor da poesia e Deus de longas barbas (depois de seu nome, um homem que tem uma grande barba é chamado de barba de Bragi) e filho de Óðinn.

18- Referências para Víðarr.
Quais são as referências para Víðarr? Ele pode ser chamado de Deus Silencioso, possuidor do sapato de ferro, inimigo e matador do lobo Fenris, vingador dos Deuses, Divino habitante do domicílio do Pai e filho de Óðinn, irmão dos Æsir.

19- Referências para Váli.
Quais são as referências para Váli?Assim:por chamar-lo filho de Óðinn e Rindr,enteado de
Frigg,irmão dos Æsir,vingador de Baldr, inimigo e matador de Höðr, habitante do domicílio do Pai.

20- Referências para Höðr.
Quais são as referências para Höðr? Assim: por chamar-lo de Deus Cego, matador de Baldr, atirador do visco, filho de Óðinn, companheiro de Hel, inimigo de Váli.

21- Referências para Ullr.
Quais são as referências para Ullr? Assim: por chamar-lo de filho de Sif, enteado de Þórr, Deus do esqui, Deus do arco, Deus da caça, Deus do escudo.

22- Referências para Hænir.
Quais são as referências para Hænir? Assim: por chamar-lo de companheiro do banco ou amigo de Óðinn e de Deus ágil e de longas pernas e rei da argila.

23. Referências para Loki.
Quais são as referências para Loki? Assim: chamando-o filho de Fárbauti e Laufey ou Nál, irmão de Býleistr e de Helblindi, pai de Vánargandr (lobo Fenrir) e Jörmungandr (Serpente Miðgarðr) e Hel e Nari e Áli, parente e tio, companheiro maligno e companheiro de banco de Óðinn e dos Æsir, visitante e adorno do baú de Geirröðr, ladrão dos Jötnar, do bode e do Brísingamen e das maçãs de Iðunn, parente de Sleipnir, marido de Sigyn, inimigo
dos Deuses, malfeitor dos cabelos de Sif, forjador do mal, Deus astuto, caluniador e trapaceiro dos Deuses, planejador da morte de Baldr, Deus acorrentado, inimigo de Heimdallr e Skaði. Assim como Úlfr Uggason cantou aqui:
64.O hábil renomado guardião do arco-íris combateu contra o astuto filho de Fárbauti, no Singasteinn, antes o robusto filho de nove mães ganhou o belo colar de pedras.
Eu conheço seções de louvor.
Aqui está escrito que Heimdallr é filho de nove mães.

Essa tradução foi feita por Marcio Alessandro Moreira (Vitki Þórsgoði).Tentei manter-me
fiel na tradução e em preservar os nomes originais contidos no poema.® 2009
E-mail:asatruar42@hotmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s